Início Cariri UFCA conclui escolha de construtora e prepara início das obras do novo Hospital Universitário

UFCA conclui escolha de construtora e prepara início das obras do novo Hospital Universitário

4 Lido
Comentários desativados em UFCA conclui escolha de construtora e prepara início das obras do novo Hospital Universitário
0
457
#



Foto: Henrique Macêdo

As obras do futuro Hospital Universitário da Universidade Federal do Cariri devem começar em breve. A etapa mais burocrática — a definição da empresa responsável pela execução do projeto — foi concluída, abrindo caminho para que a construção finalmente saia do papel.

Antes de chegar a essa fase, a UFCA articulou uma série de movimentações junto ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa. O esforço garantiu não apenas o terreno destinado ao hospital, mas também outra área, bem maior, que servirá para a ampliação do campus de Juazeiro do Norte. Nesse segundo espaço, já estão em andamento intervenções voltadas à nova Biblioteca Central, à ampliação do Restaurante Universitário e à instalação de um bloco acadêmico.

A área reservada ao HU tem 67 mil m² e fica ao lado do campus do bairro Cidade Universitária. A doação do terreno foi formalizada em setembro, após tratativas envolvendo a Casa Civil e parlamentares da região do Cariri. As discussões permitiram a tramitação do projeto de lei que autorizou as cessões necessárias.

Somente depois desse processo foi possível avançar para a escolha da empresa encarregada da obra. O consórcio formado pela Cony Engenharia e pela Artemp venceu a disputa ao apresentar uma oferta inferior ao valor estimado no projeto financiado pelo Novo PAC. O orçamento aprovado ficou em R$ 223,5 milhões, abaixo dos R$ 246,9 milhões inicialmente previstos.

O novo hospital terá papel estratégico para o Sistema Único de Saúde no Cariri, com atendimento de média e alta complexidade. Além da função assistencial, o equipamento ampliará o espaço para atividades acadêmicas, produção científica e levantamento de dados que ajudarão na construção de políticas públicas de saúde mais precisas para a região.

Com a contratada definida e o planejamento consolidado, a UFCA espera iniciar a construção nos próximos meses, marcando uma nova etapa para a estrutura universitária e para a rede de saúde do Cariri.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Henrique Macedo
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

CPRAIO prende homem com espingarda artesanal durante abordagem em Aurora

Foto: PMCE Um homem de 23 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo nesta sexta-feir…