
Em cumprimento à Operação Muralha, a Polícia Militar prendeu nesta sexta-feira (09), José Galdino Ferreira, de 58 anos, em uma residência localizada na Rua Ana Maria Duarte, no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte. Contra ele, havia um mandado de prisão definitiva expedido pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte.
O mandado foi expedido devido à condenação pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, cuja pena restante é de 23 anos, 5 meses e 7 dias em regime fechado. Esse artigo prevê reclusão para quem praticar conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos ou pessoa que, por enfermidade ou deficiência mental, não tenha o necessário discernimento para a prática do ato ou que, por qualquer outra causa, não possa oferecer resistência.
Após a prisão, José Galdino foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde foram adotados os procedimentos legais. Segundo o despacho judicial, após o registro da prisão, as autoridades deverão comunicar o cumprimento do mandado à 4ª Vara Criminal e, caso o detido seja transferido para outra jurisdição, também ao juízo local competente.
O mandado foi expedido pelo juiz Djalma Sobreira Dantas Junior, que determinou a prisão do condenado em decorrência de sentença transitada em julgado. A operação faz parte das ações de combate à criminalidade desenvolvidas pelo 2º BPM em Juazeiro do Norte.
A Polícia Militar segue intensificando as ações da Operação Muralha com o objetivo de garantir a segurança da população e cumprir os mandados judiciais pendentes.