Início Cariri Pai denuncia dificuldade para matricular filha autista em creche de Juazeiro do Norte

Pai denuncia dificuldade para matricular filha autista em creche de Juazeiro do Norte

4 Lido
Comentários desativados em Pai denuncia dificuldade para matricular filha autista em creche de Juazeiro do Norte
6
112
#



Um pai de Juazeiro do Norte, indignado com a falta de vaga para sua filha autista em uma creche municipal, procurou o Cariri Notícias para relatar o caso. Perikys Felipe dos Santos Mariano afirma que, desde novembro, ele e sua esposa tentam garantir a matrícula da filha, Anny Liz da Silva Mariano, no Centro de Educação Infantil (CEI) CAIC, mas enfrentam barreiras que consideram injustas.

Segundo Perikys, a filha deveria ter prioridade na matrícula devido à sua condição de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Contudo, ele relata que, ao buscar a vaga, foi informado que as matrículas só seriam abertas em janeiro. “Desde novembro, tentamos garantir o direito dela. A secretária informou que as vagas só estariam disponíveis em janeiro, mas, por ser prioridade, minha filha deveria estar entre as primeiras a ser atendida. A gestão agiu de má fé e, agora, estamos totalmente prejudicados”, desabafa o pai.

Perikys afirma ainda que, mesmo ao procurar a Secretaria de Educação do município, não encontrou solução. “Fomos informados que o município não tem obrigação com creches, o que é um absurdo, considerando o direito à educação inclusiva”, conclui.

Resposta da Secretaria de Educação

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte informou, por meio de nota, que tanto a unidade de ensino quanto a Ouvidoria acolheram a demanda da família e ofereceram uma alternativa. De acordo com a Secretaria, foi apresentada outra escola próxima para que a matrícula da criança fosse realizada, garantindo a prioridade de atendimento à aluna com TEA.

A nota reforça ainda que a Secretaria está aberta ao diálogo e comprometida em oferecer o melhor para os alunos da rede municipal de ensino.

Direito à Educação Inclusiva

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) assegura que crianças com deficiência tenham prioridade no acesso à educação em todos os níveis, incluindo creches e pré-escolas. O caso chama atenção para a importância de um sistema educacional que respeite os direitos das crianças com necessidades especiais e garanta a elas o acesso pleno e prioritário aos serviços públicos de educação.

O Cariri Notícias continuará acompanhando o caso.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Guarda Municipal de Juazeiro do Norte divulga balanço de ocorrências de Janeiro a Abril de 2025

A Guarda Municipal de Juazeiro do Norte, por meio do Grupo Tático Motorizado (GTM), aprese…