
Barbalha será o cenário do primeiro encontro da IV Conferência de Economia Popular e Solidária do Ceará na próxima quinta-feira, 18 de julho. O evento reunirá representantes do poder público, empreendimentos econômicos solidários e entidades de apoio e fomento, como movimentos sociais, sindicatos e outras organizações.
Este encontro no Cariri faz parte de uma agenda ampla, composta por oito reuniões municipais e territoriais. O objetivo é promover uma análise detalhada das realidades e políticas locais relacionadas à Economia Popular e Solidária, abordando questões essenciais como financiamento, produção e comercialização. Essas discussões visam subsidiar a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária.
Durante a conferência, serão debatidas propostas e eleitos delegados para a IV Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (CONAES), que ocorrerá em abril de 2025, em Brasília. Vladyson Viana, titular da Secretaria do Trabalho (SET), destaca a importância dos eventos: “As conferências são espaços democráticos para escuta e troca de ideias que visam a construção do plano estadual de economia popular e solidária, que atenda às demandas locais, bem como promova o desenvolvimento sustentável desse segmento econômico e social em nosso estado.”
O cronograma de atividades, realizado pela última vez em 2014, quando foi elaborado o primeiro plano nacional, traz como tema desta edição “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação.”
Além de Barbalha, as próximas plenárias ocorrerão em Inhamuns, Litoral Leste, Litoral Oeste, Vale do Curu/Aracatiaçu, Região Metropolitana de Fortaleza, Maciço de Baturité, Região Norte, Ibiapaba, Sertão Central, Canindé e Vale do Jaguaribe, com datas a serem divulgadas em breve.