
A Vaquejada no Parque de Vaquejada Padre Cícero, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de julho, contará com um importante serviço de coleta de recicláveis. A Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju) firmou uma nova parceria com Associações de Catadores de Recicláveis, repetindo o sucesso das colaborações realizadas durante o Juaforró e a última Romaria de Nossa Senhora das Candeias.
Ao todo, 60 profissionais de cinco entidades diferentes atuarão nas imediações do evento, garantindo que os resíduos recicláveis sejam coletados e destinados corretamente. Essa parceria é estabelecida por meio de uma resolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), que ratifica a colaboração para o recolhimento de resíduos durante as festividades realizadas no município, incluindo romarias e eventos como o Juaforró e a vaquejada.
Limadry Vieira, gerente de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Reciclagem da Amaju, destaca os inúmeros benefícios dessa parceria para o município. “Essa parceria fortalece as associações de catadores e cooperativas e também é de grande relevância para o cuidado e o zelo com o meio ambiente. Os materiais reciclados destinados às associações são materiais que deixam de ir para aterros e lixões. Com a venda desse material, eles garantem sua subsistência, alimentos, pagamento de aluguel, luz, proporcionando dignidade para suas famílias”, comenta Limadry.
Além de fortalecer as associações de catadores, a Amaju oferece suporte logístico e assessoria técnica para a atividade de recolhimento dos resíduos. Nos três últimos grandes eventos – Romaria das Candeias em fevereiro, Juaforró em junho e o Festival de Quadrilhas em julho – mais de 3,2 toneladas de resíduos foram coletadas, evitando que fossem descartadas em locais inadequados, como aterros e terrenos baldios.
A expectativa é que a Vaquejada também tenha um impacto significativo, reforçando a importância da reciclagem e beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local.