As obras do renomado artesão Raimundo Caetano Rodrigues, conhecido como Mestre Racar, continuam a encantar e inspirar, mesmo após sua partida em abril deste ano, aos 58 anos. Racar era um mestre em dar vida a entidades do sincretismo religioso e da cultura popular, transformando madeira em seres e criaturas cheios de vida e cor.
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer sua arte, uma exposição em sua homenagem está sendo realizada na cidade do Crato, no Cariri. Organizada pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com a Central de Artesanato do Ceará (Ceart) e o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, a mostra apresenta algumas das mais emblemáticas produções de Racar. A exposição está aberta para visitação às quintas e sextas-feiras, das 15h às 20h, e aos sábados e domingos, das 12h às 20h.
“Racar era um exímio contador de histórias, criava um universo inteiro povoado por santos, criaturas sobrenaturais e coisas da terra, do seu povo, do seu Cariri”, relembra Onélia Santana, secretária da Proteção Social. Ela destaca que Racar foi um dos artesãos que representaram a arte cearense no Carrossel do Louvre, em Paris, no ano passado, sublinhando a importância desses artistas para a história e identidade do Ceará.
Nascido em 1966, no sertão do Cariri, em Nova Olinda, Racar mudou-se para Juazeiro do Norte com sua família, onde trabalhou como ajudante de pedreiro antes de descobrir sua verdadeira vocação como artesão. Seu maior sonho era ajudar sua família, um objetivo que ele alcançou em vida, inspirando inclusive seu irmão Cícero Rodrigues, o “Zumbin”, a seguir seus passos na arte.
“Ele me ensinou muita coisa. Lembro que trabalhava na roça e um dia o Racar me convidou para ver como era o trabalho dele com a madeira. Fiquei encantado e percebi que também poderia ser um artesão”, conta Zumbin, que hoje se dedica à arte sacra no Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte.
Racar passava a maior parte do tempo em casa ou no Centro de Cultura Popular Mestre Noza, onde ensinava sua técnica e transmitia seu saber a todos que buscavam aprender a arte de talhar madeira. Seu legado permanece vivo nas obras que criou e nas vidas que transformou com sua arte.
Serviço
Exposição Racar
Datas: Quintas e sextas, das 15h às 20h / Sábados e domingos, das 12h às 20h
Local: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro – Crato – CE)
Venha conhecer e se encantar com as obras do Mestre Racar, um artesão cuja genialidade e paixão continuam a inspirar e encantar a todos.






