Início Cariri Empresa exploradora do “buraco azul” em Juazeiro do Norte é autuada

Empresa exploradora do “buraco azul” em Juazeiro do Norte é autuada

2 Lido
Comentários desativados em Empresa exploradora do “buraco azul” em Juazeiro do Norte é autuada
3
77
#



A empresa responsável pela exploração do “buraco azul”, localizado no sítio Pau Seco, foi autuada pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju). A empresa foi multada pela falta de documentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores, incluindo o Plano de Recuperação da Área Degradada, o Relatório Trimestral de Meio Ambiente e a Licença da Agência Nacional de Mineração.

A empresa operou entre 2010 e 2022. Em fevereiro do ano passado, a Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace) a multou pela falta de documentação. Em março do mesmo ano, a Amaju visitou o local e solicitou aos responsáveis legais que tomassem medidas de intervenção para isolar a área e impedir a presença de pessoas na região.

Apesar da interdição e da sinalização proibitiva, alguns habitantes continuam a utilizar o espaço como área de lazer, o que representa um risco. O local é uma pedreira desativada, onde a água acumulada, embora pareça limpa, é imprópria para banho. Além disso, os paredões de rocha, resultantes do uso de explosivos, apresentam risco de desmoronamento.

Atualmente, a área está abandonada. Mesmo sem operar, a empresa permanece responsável pelo local. Por conta dessa situação, o Ministério Público requisitou informações administrativas sobre o estado atual da área.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Moradores denunciam situação precária na Praça Professora Norma Ribeiro Mendonça em Juazeiro do Norte

Uma denúncia preocupante foi enviada ao Cariri Notícias por uma seguidora, relatando um gr…