Início Cariri Barbalha confirma 1º caso de varíola dos macacos no município

Barbalha confirma 1º caso de varíola dos macacos no município

3 Lido
Comentários desativados em Barbalha confirma 1º caso de varíola dos macacos no município
2
28
#



A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, registrou, no último sábado (27), o primeiro caso confirmado da varíola causada pelo vírus monkeypox, conhecida popularmente como “varíola dos macacos” no município. Trata-se de um homem com histórico de viagem no Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretária de Saúde, Sheyla Martins, o paciente segue sendo monitorado e apresenta sintomas leves. Até o momento, o município tem 7 casos notificados. 1 caso confirmado, 2 em investigação e 4 descartados.

A secretária de Saúde alerta que, em caso de suspeita, o paciente deve procurar as Unidades de Saúde para avaliação e, diante de suspeita clínica, receberá o devido isolamento.

O que é a Varíola dos Macacos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença recebeu esse nome porque foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos mantidas em um laboratório dinamarquês, em 1958. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo, em 1970. A varíola dos macacos é causada pelo vírus Monkeypox.

Apesar de ser da mesma família da varíola humana, o patógeno causador da doença dos macacos tem menor risco de complicações.

Quais os Sintomas?

Segundo a OMS, os sintomas duram entre duas e quatro semanas, mas desaparecem por conta própria sem tratamento. A orientação é que as pessoas com os sinais descritos abaixo procurem orientação médica e comuniquem possível contato com alguém infectado.

Conheça os sintomas:

– Febre;

– Dores de cabeça intensa, musculares e/ ou nas costas;

– Baixa energia;

– Linfonodos inchados.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por 
Carregar mais em Cariri
Comentários fechados

Verifique também

Idosas do João Cabral Fazem Passeio Cultural em Santana do Cariri

Um grupo de idosas do bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, viveu um dia especial nest…