
Organização criminosa movimentou R$ 400 milhões entre 2014 e 2020, conforme a Polícia Cívil. Vereador e servidor público entre os membros
Uma operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Combate à Corrupção – DECOR/SUL (Núcleo Cariri), vinculada ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), realizou, nas primeiras horas desta quinta-feira (18), a “Operação Públio Vatínio”, com o objetivo de desarticular organização criminosa com envolvimento na exploração do Jogo do Bicho na região do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará, fraudes à licitação e outros crimes contra a administração pública no município de Juazeiro do Norte/CE no período de 2019 a 2020, dentre eles esquema de liberação de veículos no Demutran, tráfico de influência em diversas secretarias do município e uso indevido de máquinas de uso público para fins particulares.
Ao todo, 203 policiais civis cumpriram 97 mandados judiciais, sendo 43 de busca e apreensão, 05 de medidas cautelares diversas da prisão (monitoração eletrônica), 06 de afastamento das funções públicas (vereadores e servidores públicos) e 43 de sequestro criminal para apreender veículos, imóveis, bloqueio de contas bancárias e qualquer fundo de investimento. Foram alvos endereços nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Várzea Alegre e Fortaleza. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, em Fortaleza.
Entre os crimes investigados estão fraudes à licitação e outros crimes contra a administração pública no município de Juazeiro do Norte, no período de 2014 a 2020.
Durante as investigações constatou-se que os 52 investigados movimentaram mais de 400 milhões de reais durante entre 2014 a 2020, montante esse que será objeto de análise aprofundada para identificação de sua origem.
O nome da operação Públio Vatínio é referente ao tribuno da plebe no Império Romano no período de Júlio César.