
Na tarde desta terça-feira, dia 20, durante sessão híbrida da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, vereadores pediram através de documento a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suposta conduta ilegal nas contratações de servidores temporários feitas por algumas secretarias do município.
A CPI foi assinada pelos parlamentares; Capitão Vieira Neto (PTB), Nivaldo Cabral (PTB), Janu (Republicanos), Wiliam Basilio (PMN), Ivanildo Rosendo (DC),Yanny Brena (PL) e Sargento Firmino (PSB).
Segundo o que consta no texto contido no documento do pedido de CPI as contratações estão em desacordo com a legislação que trata do caráter essencial e que o serviço seja essencial. Segundo o pedido, é imprescritível que se investigue essas contratações por parte do prefeito municipal, Gledson Bezerra, e seus respectivos secretários municipais.
O documento ainda cita o requerimento do vereador Capitão Vieira que solicitou da administração pública a relação com os nomes das pessoas e cargos que foram contratados temporariamente nas diversas secretarias, afirmando que o vereador só teve resposta da Secretaria Municipal de Saúde que enviou documentação anexada onde consta quase 500 contratos temporários, da Secretaria Municipal de Administração.
Dentro desse contexto foi observada a contratação temporária irregular, porque as vagas ainda estão para serem preenchidas pelos concursados, os contratados ainda recebem valores que superam os salários de cargos efetivos, e o mais grave segundo o documento, é a ausência de seleção desses respectivos servidores.