Após serem confirmados, do último domingo (15), os primeiros casos do novo Coronavírus no Ceará, instituições públicas e privadas decidiram suspender atividades para evitar a propagação no Cariri.
Em Juazeiro do Norte, o Comitê Interno de Enfrentamento ao covid-19 do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) decidiu, a partir desta segunda-feira (16), interromper as aulas na Instituição pelo período de 15 dias. Em matéria no site oficial, a instituição afirma que não haverá prejuízo acadêmico para os estudantes. A Unileão ainda alerta que o prazo poderá ser prorrogado, a depender da situação epidemiológica.
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) também oficializou, em portaria publicada na tarde desta segunda-feira (16), a suspensão das aulas e atividades presencial e semipresenciais em todos os cinco campi da instituição, devido o contexto da pandemia do novo coronavírus. O prazo, assim como na Unileão, inicia imediatamente e vai até o dia 31 de março, podendo ser prorrogado.
As aulas da rede pública estadual, tanto de escolas como universidades, também tiveram suas atividades paralisadas. Nestas, no entanto, a suspensão inicia a partir da próxima quarta-feira (18). O comunicado foi feito pelo governador do Estado, Camilo Santana, seguindo por 15 dias.
Já o Comitê de Combate ao Covid-19 no Instituto Federal do Ceará (IFCE) deliberou em sua primeira reunião, na manhã desta segunda (16), a recomendação da suspensão das atividades acadêmicas em todos 33 campi da instituição, inclusive no Cariri, até esta sexta-feira (20).
Outra instituição que divulgou a suspensão de suas atividades foi o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), com funcionamento no Cariri. “Seguindo as orientações do Ministério da Saúde para prevenção ao Covid-19 (Coronavírus), informamos que as atividades dos Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza, Juazeiro do Norte/CE e Sousa/PB) estão interrompidas temporariamente. Agradecemos a compreensão de todos e, tão logo seja possível, comunicaremos o retorno das programações”, afirma o comunicado no site oficial da instituição.