Início Saúde Várzea Alegre terá unidades do Programa Farmácias Vivas

Várzea Alegre terá unidades do Programa Farmácias Vivas

4 Lido
0
1
126
https://www.instagram.com/msjoiasfolheada/

O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, informou nesta manhã de ontem, quarta-feira, 10 de julho de 2019, que o município foi habilitado pelo Ministério da Saúde para implantar em seu território unidades do programa Farmácias Vivas.

De acordo com ele, o programa é incorporado pelo SUS – Sistema Único de Saúde visando a promoção do uso racional de plantas medicinais na Atenção Básica de Saúde.

A utilização de plantas medicinais para tratamento de saúde é acompanhada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde e pela Coordenação Nacional da Assistência Farmacêutica a Atenção Primária.

Ivo Leal disse que há registro de mais de 2 mil unidades básicas de saúde no país que disponibilizam essas práticas através de plantas medicinais cultivadas em seus territórios. Ele afirma que as plantas medicinais são seguras para a saúde desde que utilizadas de forma correta.

Com as Farmácias Vivas, comentou Ivo Leal, que a população terá acesso às plantas medicinais para tratamento de sintomas de doenças de menor gravidade como cefaleia simples ou gripe. “Hoje existe um catálogo de plantas que passaram por estudos e que cientificamente ficou comprovado a ação terapêutica dessas plantas”, disse.

Ele pontuou que tratar desses problemas de saúde mais simples com plantas medicinais é mais saudável, evitando que as pessoas recorram diretamente ao uso de antibióticos ou de remédios controlados, o que tem causado prejuízos à saúde da população. “Muitas vezes a gente toma um medicamento forte para determinada patologia e acaba prejudicando algum órgão ou tem alguma reação que vai comprometer a saúde por alguns anos”, disse.

A após a habilitação do município, a segunda etapa é o planejamento para implantação das Farmácias Vivas nas Unidades Básicas de Saúde, incluindo o recebimento de mudas e ferramentas, e depois será divulgado o cronograma de trabalho com as equipes de PSFs que serão treinadas. A inserção das plantas medicinais no tratamento de problemas básicas será realizada de forma gradativa em Várzea Alegre.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Motociclista morre e duas pessoas ficam feridas numa colisão entre moto e carro em Milagres-CE

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro de passeio deixou um saldo de uma pessoa mort…