Início Religião Várzea Alegre-CE: Papa Francisco concede título de “Monsenhor” ao Pe. Mota

Várzea Alegre-CE: Papa Francisco concede título de “Monsenhor” ao Pe. Mota

5 Lido
0
2
529
https://www.instagram.com/msjoiasfolheada/

No dia em que celebra 50 anos que assumiu a direção da paróquia de São Raimundo Nonato, Várzea Alegre, 25 de março, o Pe. José Mota Mendes, 78 anos, recebeu a notícia da sua nomeação como “Monsenhor” pelo Bispo Diocesano Dom Gilberto Pastana e pelo Pe. Acurcio Oliveira, Reitor do Seminário São José.

A nomeação parte do Papa Francisco, que foi conseguida pelo Bispo Diocesano há 15 dias. A entrega do título ocorrerá no dia 21 de abril, domingo de páscoa, dia da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo, em uma concelebração eucarística às 09h, na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato.

As informações são de Elonmarcos Correia, da paróquia local.

Monsenhor, é um título eclesiástico de honra conferido pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia. O título é normalmente abreviado por “Mons. O título foi criado no século XVII por Urbano VIII (pontificado de 1623 a 1644), com várias classes que foram posteriormente alargadas por diversos Papas. A palavra monsenhor vem do francês ‘monseigneur’, que significa ‘Meu Senhor’.

Trajetória do Padre Mota:

Aos 78 anos, 50 anos são dedicados à Paróquia local e ao sacerdócio, o reverendo completou no dia 17 deste mês cinco décadas que chegou a este município.

Natural do município cearense de Assaré, Mota chegou nesta cidade no dia 17 de março de 1969, e até 20 de fevereiro de 1970, foi vigário substituto de Várzea Alegre.

Em 24 de dezembro de 1983, ocupou o cargo de vigário Ecônomo da Paróquia de São Raimundo Nonato, passando em seguida a vigário pároco da igreja de matriz de São Raimundo Nonato. No dia 22 de dezembro de 2018, uma grande missa foi celebrada para comemorar o seu jubileu de ouro.

Desde quando assumiu a paróquia local se envolveu com a comunidade intensamente, tendo sido professor no Colégio São Raimundo Nonato, goleiro de time de futebol, implantou creches, realizou atividades sociais e solidárias e expandiu a igreja católica com a construção e reformas de mais de 70 capelas.

Considerado um pastor fervoroso, Pe. Mota deu notoriedade à Festa do Padroeiro São Raimundo Nonato, destacada como a quarta maior festa religiosa do interior do Ceará. A sua condução do rebanho, há possibilidade do reverendo ficar até o domingo de Cristo Rei, em novembro deste ano, algo acordado com o Bispo Diocesano Dom Gilberto Pastana. O seu coadjutor ainda não foi definido.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Religião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

VÍDEO MOSTRA OBJETOS SE MOVENDO SOZINHOS EM UTI DE HOSPITAL EM IGUATU

Um vídeo gravado no interior da uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regi…