https://www.instagram.com/msjoiasfolheada/

O teleférico de Juazeiro do Norte começa a partir do mês de agosto. O projeto executivo está sendo concluído pela equipe de técnicos do Brasil e estrangeiros. O grupo esteve na última semana na cidade, acompanhado pelo Prefeito Arnon Bezerra, além do Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, e da Secretária Adjunta de Infraestrutura, Zoia Ayres, para realizar avaliações dos locais onde já foi feita a topografia para receber o projeto que irá revolucionar o turismo local.

O teleférico, que contará com 26 cabines climatizadas e 10 vagas em cada uma, com capacidade de transportar cerca de mil passageiros a cada hora, será fabricado pela empresa austríaca Doppelmayr. Engenheiros alemães e espanhóis fizeram parte da equipe, que teve à frente o diretor executivo no Brasil e Peru, Rafael Lemos. Conforme o diretor, há a possibilidade de chegar a até 2 mil pessoas transportadas.

O Diretor afirma que já foi inclusive realizada toda a parte de topografia do terreno. A vinda ao Juazeiro do Norte foi justamente para fazer avaliação das áreas já com marcação e iniciar a elaboração do projeto executivo.

Rafael Lemos esteve com os engenheiros estrangeiros, visitando os espaços que irão se tornar a base das estações do teleférico, com saída da área onde atualmente funciona o estacionamento municipal dos ônibus das romarias, ao lado do Luzeiro do Sertão, com a base de destino na Colina do Horto, no final da área do estacionamento superior dos veículos de menor porte.

Fortalecimento do turismo

No início de maio, o Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e o Governador do Ceará, Camilo Santana, assinaram o convênio entre o Município e o Estado, para dar início ao Teleférico, uma das obras mais importantes já realizadas na cidade para o fortalecimento do turismo. A assinatura aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Avaliado em cerca de R$ 77 milhões, o teleférico conta com destinação orçamentária específica, resultado de um esforço conjunto entre governo e o prefeito Arnon Bezerra, que desde o início da administração vem buscando concretizar uma das obras que irá mudar o panorama turístico da cidade.

O Prefeito Arnon Bezerra viajou à Europa em julho de 2017 para visitar fábricas de teleféricos, e verificar, ‘in loco’, a tecnologia de fabricação desses equipamentos. Ele destaca a importância para incrementar não apenas as romarias que acontecem na cidade, com a recepção de milhares de romeiros de todo o Nordeste e do País, mas fortalecer o turismo de uma forma geral. O destino será a colina do Horto, que inclusive é um geossítio e integra o Projeto do Geopark Araripe, ligado à Unesco. É uma das áreas de turismo religioso que mais recebe turistas no Brasil.

O Teleférico terá capacidade para transportar no mínimo mil passageiros por hora. A obra também inclui projeto de urbanização no entorno do ponto de visitação.

O teleférico ligará as estações Romeiros e Horto Padre Cícero. O equipamento terá estrutura mista (metálica e concreto armado), com área total construída de 1,3 mil metros quadrados (m²) e peso de 140 toneladas.

Além de impulsionar o turismo no Cariri, o teleférico será fundamental para melhorar o acesso à Colina do Horto, proporcionando mais conforto e segurança aos visitantes.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

VÍDEO MOSTRA OBJETOS SE MOVENDO SOZINHOS EM UTI DE HOSPITAL EM IGUATU

Um vídeo gravado no interior da uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regi…