Início Cariri Plano de Segurança para a 68ª Expocrato é apresentado em Crato-CE

Plano de Segurança para a 68ª Expocrato é apresentado em Crato-CE

8 Lido
0
2
81
https://www.instagram.com/msjoiasfolheada/

Representantes de órgãos públicos do Estado e do município do Crato, juntamente com a diretoria do Festival Expocrato, reuniram a imprensa caririense ontem, quarta-feira, 10, no Buffet Lagarta Pintada, e explicaram como serão as ações do plano operacional para a edição 2019 da Feira, que começa neste sábado, 13, seguindo até o domingo, 21.

Os órgãos presentes: Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e Vigilância Sanitária (VISA Crato) apontaram as atividades pertinentes a serem executadas na estrutura montada na área de shows do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

Dentro da área de shows serão mais de 300 homens fazendo a segurança interna, podendo chegar a 400 nos últimos dias de evento, 40 câmeras de vigilância de alta tecnologia funcionando em 360º e uma central de monitoramento.

O diretor do Festival, Marcelo Rocha, afirmou que dentro da área também haverá pontos de Emergência Médica, com duas ambulâncias e 55 agentes de enfermagem e pronto-socorro. “Temos uma grande equipe de segurança capacitada pela Polícia Federal em curso de grandes eventos para que tudo ocorra bem”, ressaltou.

Para garantir a segurança externa do evento, Coronel Marcos Franklin, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, informou que serão empregados cerca de 150 homens no policiamento ostensivo, distribuídos em dois turnos, atuando a pé, em motos, viaturas e em cavalaria e com uma guarnição extra 24h.

O delegado da Polícia Civil, Luiz Eduardo, explicou que a 19º Delegacia Regional de Polícia próximo ao Parque de Exposições estará em plantão com delegado e escrivães.

O Corpo de Bombeiros também terá atuação no evento. De acordo com o Coronel Agnaldo Viana, serão dez homens com duas viaturas em diferentes funções.

Em relação as ações municipais, 65 agentes da Guarda Municipal se dividirão em turnos manhã (25) e tarde (40) para realizar segurança, assim como dez agentes de trânsito do Departamento Municipal atuarão pela manhã e outros 15 pela noite, garantindo fluidez e normalidade no trânsito.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito do Crato, Daniel Aquino, a estimativa é que a frota de veículos – atualmente em 52 mil carros – no município quadruplique durante o evento. Operações de blitz de Lei Seca ocorrerão em diferentes horários e pequenas modificações nas linhas de transporte coletivo intermunicipal acontecerão, seguindo rotas que passam pelo Parque de Exposições.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, assegura o acréscimo no efetivo de segurança e policiamento, cobrindo 24h em áreas de grande fluxo de pessoas. “É uma grande operação feita em colaboração com os órgãos de segurança para garantir o bem-estar dos visitantes e dos cidadãos. Lembramos também que o público deve ter algumas precauções sobre bens valiosos, estacionamento e, claro, se beber, não dirigir”, destacou.

Também presentes no momento e apresentando a disponibilidade dos seus setores, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Júnior e a Gerente da Célula da Vigilância Sanitária e Ambiental do Crato, Ana Lígia Aquino.

O Festival Expocrato 2019 acontece de 13 a 21 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. Serão mais de 50 atrações, incluindo os estilos sertanejo, forró, samba, pop rock e reggae. Além do Festival de shows, a 68º edição da Feira Agropecuária, que já se configura como uma das maiores do país, traz para o público, (estimativa de 500 mil visitantes) leilões, exposições de animais de criação e exóticos, música, artesanato e gastronomia.

O Prefeito Zé Ailton Brasil tem tido um cuidado especial com a cidade para esse momento. “Estamos viabilizando melhorias no município, mas não somente para os turistas, estaremos preparados para receber bem que vem nos visitar, mas o cratense é importante e o trabalho da gestão municipal se faz especialmente para ele”, ressaltou.

Com Informações da Assessoria do Festival ExpoCrato

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Juazeiro do Norte-CE: Um homem saiu baleado e seu filho morreu na porta de casa

Um jovem identificado por “Samuel Júnior Ferreira Matias”, de 23 anos, foi mor…