https://www.instagram.com/msjoiasfolheada/

Foi realizado na manhã da última sexta-feira (26), uma ação itinerante com oferta de serviços em saúde para os trabalhadores do lixão. 

A ação faz parte de um projeto que será permanente, desenvolvido pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) 45 e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) 11. As atividades dessa sexta tiveram ainda o apoio do Núcleo de Mobilização Social e do CRAS da Palmeirinha. 

A proposta do projeto é levar atendimento ao público que não tem disponibilidade para ir até a Unidade Básica de Saúde, imunizar a comunidade carente, prevenir doenças causadas pela exposição aos riscos em ambientes contaminados e orientar a comunidade sobre os riscos ambientais de contaminação e riscos sociais.

Mais de 50 catadores foram beneficiados com atendimento médico; avaliação e orientação nutricional; teste de glicemia; aferição de pressão arterial; testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis; vacinação contra hepatites e tétano e entrega de kits de higiene bucal.  

A diretora da Atenção Primária, Jaqueliny Guimarães, explica que a importância de levar assistência a esses profissionais está na vulnerabilidade e riscos aos quais os mesmo estão expostos diariamente. 

O catador Vinícius Daniel recebeu vacina e passou pelos demais serviços. Relatou que a ação foi boa para eles porque acontecem acidentes, como cortes, com frequência. “Para quem trabalha direto e não tem tempo de ir atrás do médico é muito bom. Espero que venha mais vezes”, afirmou.

Fotos: Lino Fly

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

VÍDEO MOSTRA OBJETOS SE MOVENDO SOZINHOS EM UTI DE HOSPITAL EM IGUATU

Um vídeo gravado no interior da uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regi…